skip to Main Content

Microsoft Portugal cria maratona de programação para crianças do primeiro ciclo

Mais de 50 crianças participaram na Maratona de Programação criada pela Microsoft Portugal com o fim de assinalar o final de mais uma edição da KoduKup Portugal e da KoduKup TIC, na qual participaram os alunos das escolas que fazem parte do projeto Iniciação à Programação. Durante duas horas, os alunos do 3º e 4º ano do primeiro ciclo, mas também do 7º e 8º ano, aplicaram todos os seus conhecimentos de programação em Kodu e criaram um jogo inspirado no tema ‘Um Planeta Imaginário’.

Estas iniciativas têm como objetivo promover o interesse e a iniciação dos mais jovens no mundo da programação, de uma forma lúdica e motivadora.

A Maratona de Programação aconteceu no mesmo dia em que foram conhecidos os vencedores das duas competições desenvolvidas ao longo do último ano letivo. Para os alunos mais novos, o desafio era a criação de um jogo dedicado ao tema ‘Universo’, e o vencedor é o professor Vitor Barrocas, do agrupamento de escolas de Vila Nova de Cerveira, que orientou o grupo com o jogo ‘Tabuada num Planeta Distante’. O agrupamento de escolas de Arouca arrecadou o segundo e terceiro lugar da competição, com os títulos ‘O Universo do Sistema Solar’, com orientação da professora Cristina Folgado, e ‘Missão na Lua’, coordenado pela professora Maria Isabel Gonçalves, respetivamente.

Já os alunos do 7º e 8º ano que participaram na KoduKup TIC tinham como objetivo a criação de um jogo sobre o tema ‘Um Planeta com Vida’, sendo o vencedor o grupo orientado pelo professor Carlos Fruiel, do colégio Nossa Senhora de Lourdes, e criador do jogo ‘A Viagem do Kodu’. O segundo lugar foi para o título ‘A Descoberta do Mundo da Música’, orientado pela professora Diana Oliveira, do Colégio Cesário Verde. A terceira classificação para o grupo apoiado pela professora Fátima Pais, da escola Dr. Serafim Leite, que criou o jogo ‘Uma Aventura no Planeta Terra’.

De acordo com Vânia Neto, Diretora para a Educação, Cidadania e Responsabilidade Social na Microsoft Portugal, “na Microsoft acreditamos que as competências tecnológicas devem ser desenvolvidas desde cedo, através da integração de tecnologia nos modelos de aprendizagem. A Maratona de Programação em Kodu posiciona-se como um complemento ao ensino, uma vez que estimula a interação dos alunos com a tecnologia, motivando o desenvolvimento de competências técnicas nesta área, de uma forma informal e divertida”.

Fonte:microsoft

 

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *